As iniciativas dos SDUM na OAW 2015

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 19 e 25 de Outubro. […]

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 19 e 25 de Outubro. No conjunto de iniciativas previstas na UMinho, destaque para a migração do RepositóriUM para uma nova versão da plataforma que lhe serve de suporte e a participação na iniciativa ‘Edit-a-thon‘.

Integrado no “espirito” da Open Access Week e com o intuito de acompanhar a evolução tecnológica, garantir a segurança e a qualidade do serviço que presta, o RepositóriUM acaba de atualizar a plataforma que lhe serve como suporte (DSpace) para a versão 5.3. Na sequência desta migração, o repositório institucional da Universidade do Minho apresenta-se agora com várias otimizações ao nível do seu core software e novas funcionalidades que foram agora acrescidas.

O tema da Semana Internacional de Acesso Aberto 2015 é ‘Open for Collaboration’, e neste sentido a Universidade do Minho junta-se também à iniciativa global ‘Edit-a-thon‘ para criar, melhorar e traduzir os conteúdos relacionados com o Acesso Aberto disponíveis na Wikipédia. Referira-se que no quadro desta atividade, pretende-se dar início à tradução para Português do artigo sobre Acesso Aberto, adicionando alguns tópicos novos, nomeadamente, O Acesso Aberto em Portugal e o Acesso Aberto no Brasil, bem como a criação de dois artigos novos, um sobre o projeto RCAAP e um outro sobre o RepositóriUM.

Para além destas ações, a Open Access Week será assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a dinamização de redes sociais, colocação de roll-up’s, afixação de cartazes e a utilização de t-shirts alusivas à semana pelo staff das bibliotecas da UMinho, bem como a participação de membros da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da UMinho (SDUM) em vários eventos relacionados com o Acesso Aberto e a Open Access Week.

Recorde-se que a Semana Internacional do Acesso Livre constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projetos no domínio do acesso livre ao conhecimento, nomeadamente a disponibilização de resultados científicos/académicos em repositórios institucionais, a publicação de revistas científicas em acesso livre, a disponibilização de recursos educativos abertos e outras iniciativas similares. A “Open Access Week 2015” será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.

Em Portugal, a Semana Internacional do Acesso Livre tem a adesão de Universidades, Institutos Politécnicos e Centros de Investigação que reconhecem no Acesso Aberto uma condição necessária para que o sistema de comunicação científica promova a eficiência e o progresso científico. Toda a informação das atividades em Portugal, onde se inclui o calendário de ações a realizar e as instituições aderentes, pode ser encontrada em www.acessolivre.pt/semana.