Projeto Blimunda: o que é?

O Projeto Blimunda, desenvolvido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia, […]

O Projeto Blimunda, desenvolvido pela Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Unidade FCCN da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto da Política Nacional de Ciência Aberta e do projeto RCAAP, tem como principal objetivo fazer o levantamento da política das editoras e revistas científicas portuguesas relativamente ao depósito de publicações em Acesso Aberto em Repositórios Institucionais (RIs) e registar as mesmas na base de dados internacional SHERPA/RoMEO.

Este Projeto resultou da constatação da dificuldade com que os investigadores se deparavam para averiguar a política relativa ao auto arquivo em RIs das editoras e revistas científicas nacionais, uma vez que a quase totalidade destas não tinha ainda uma política definida.

Desde o início do Projeto, em 2010, já foram identificadas 516 revistas científicas portuguesas, sendo que 204 já têm uma política de auto arquivo em RIs definida e registada no portal SHERPA/RoMEO. Destas, cerca de 70% autorizam o depósito de uma ou mais versões do artigo em RIs. A lista das editoras com política definida pode ser consultada aqui.

As editoras e revistas científicas que não constem desta lista podem definir e registar a sua política de auto-arquivo mediante o preenchimento do seguinte formulário.

Em caso de dúvida, recomenda-se a consulta da página de Apoio ao Projeto ou o envio de uma mensagem para blimunda@rcaap.pt.

Iniciativas como o Projeto Blimunda têm sido importantes por tornarem as editoras cientes dos desenvolvimentos a nível institucional e das agências de financiamento, por exemplo, no que diz respeito a mandados de Acesso Aberto, e apoiá-las no estabelecimento de políticas que sejam favoráveis para as várias partes interessadas. Para além disso, o Projeto Blimunda tem sido um canal de divulgação do Acesso Aberto junto das editoras e revistas científicas portuguesas. Além disso, o Governo através do MCTES está empenhado na elaboração e implementação de uma política nacional de Ciência Aberta, e elegeu como uma das metas o apoio à definição de políticas pelas editoras e revistas científicas portuguesas relativamente ao auto arquivo em RIs .

Sendo assim, e como trabalhos futuros, pretende-se criar uma base de dados de editoras e revistas científicas atualizada e estruturada, com as respetivas políticas de auto arquivo entre outras informações, tendo em vista a criação de um futuro Diretório; consolidar a informação sobre as revistas nas bases de dados utilizadas como fonte de informação; incentivar as editoras e revistas científicas portuguesas a definirem uma política de auto arquivo em RIs; sensibilizar as editoras e revistas científicas em relação ao Acesso Aberto.