San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): carta aberta aos dirigentes das Instituições de Ensino Superior e investigadores sobre a utilização do Fator de Impacto na avaliação da investigação

A Declaração de San Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA), iniciado pela American Society for Cell Biology (BCSP), juntamente com um grupo de editores e de editoras de revistas […]

A Declaração de San Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA), iniciado pela American Society for Cell Biology (BCSP), juntamente com um grupo de editores e de editoras de revistas académicas, reconhece a necessidade de melhorar os critérios com que são avaliados os resultados da investigação científica. O grupo reuniu-se em dezembro de 2012, durante a Reunião Anual BCSP, em São Francisco e, posteriormente, distribuiu uma proposta de declaração entre os vários intervenientes. A Declaração DORA na sua forma atual tem beneficiado de um aumento significativo de novos assinantes e procura ser uma iniciativa mundial abrangendo todas as disciplinas académicas. Pretende encorajar os indivíduos e as organizações, preocupados com a avaliação adequada da investigação científica, a assinar a “carta aberta”, cujo conteúdo se apresenta abaixo e que pode consultar na página da Declaração DORA (http://www.ascb.org/dora/).

Caro dirigente/investigador,

Esta carta tem o propósito de encorajá-lo a assinar a San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA), a título individual e/ou institucional, de forma a demonstrar o seu apoio às melhores práticas no que respeita à avaliação da investigação.

Um dos princípios essenciais subjacentes à Declaração DORA é a cessação da utilização do Fator de Impacto das revistas científicas como medida do impacto de uma publicação ou indivíduo, para efeitos de contratação, promoção e financiamento.

O Fator de Impacto foi originalmente concebido como uma métrica para avaliar a qualidade e utilização de revistas e servir de suporte à tomada de decisão sobre a aquisição das mesmas por parte das instituições. Portanto, a sua utilização generalizada na avaliação da investigação é totalmente inadequada, já que as decisões nesta área têm de ser baseadas nas melhores evidências disponíveis.

Nesse sentido, pretendemos incentivá-lo a assinar a DORA, como parte de um movimento que tem como objetivo estabelecer melhores critérios de seleção e avaliação. Encaramos a adoção das recomendações DORA como uma forma de promover uma cultura de investigação mais salutar através da utilização de métricas mais transparentes e informadas sobre a investigação realizada numa instituição.

Em todo o mundo, indivíduos, universidades, comunidades académicas, agências de financiamento e editoras/revistas científicas já assinaram a DORA. Mas, as universidades ainda não se contam entre os maiores signatários da DORA.

Existe, assim, uma oportunidade para Portugal assumir a liderança, dentro da comunidade internacional, das instituições de ensino superior, no que respeita à adoção das recomendações da DORA. Esta atitude poderá encorajar outras universidades a assinar a DORA, assim como a contribuir para uma mudança cultural no sentido de se encontrarem métricas mais sólidas e mais transparentes para a avaliação da investigação em Portugal.

 

Links úteis:

  1. https://fossilsandshit.com/2015/11/20/down-with-the-impact-factor/
  2. http://www.dcscience.net/2015/04/14/the-reproducibility-of-science-a-meeting-report/
  3. http://journal.frontiersin.org/article/10.3389/fnhum.2013.00291/full