Mensagem da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A Ciência Aberta é uma prioridade para o Governo que, através da área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu o compromisso da ciência com os princípios e práticas da Ciência Aberta, através da elaboração e implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta.

A agenda da Ciência Aberta constitui hoje um desafio comum, eleita como prioridade no contexto da União Europeia,expressivamente inscrita nos propósitos da agenda internacional do conhecimento. Recentemente, através da Resolução de Genebra, a Cátedra da UNESCO em Ciências Naturais adotou os princípios da Ciência Aberta para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e de outras agendas de desenvolvimento impulsionadas pelas Nações Unidas.

A Ciência Aberta chegou e instalou-se. Importa cumpri-la, conscientes da complexidade que reveste, evitando oportunismos e confirmando-a como oportunidade, sempre tendo presente que não constitui um fim em si-mesma, mas um catalisador, no sentido da contribuição da ciência/do conhecimento, para o desenvolvimento sustentável e para um mundo mais justo e com maior bem-estar.

Existe hoje a noção de que a ciência, quanto mais aberta e partilhada for, melhor permitirá identificar e resolver os problemas globais e locais, aproximando quem produz conhecimento da sociedade através de processos colaborativos e participativos de investigação que permitam a democratização e a apropriação do conhecimento no sentido da construção e implementação de novas práticas e políticas.

É por isso que estamos todos convocados para mais uma Semana Internacional do Acesso Aberto. Governo, comunidades académicas e científicas, cidadãos, todos devemos assumir o compromisso para com a produção, acesso, partilha e utilização do conhecimento de acordo com os Princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) porque o Conhecimento é de Todos e para Todos.

 

Fernanda Rollo

Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior