Bioinformatics Training Coordinator do Instituto Gulbenkian de Ciência disponibiliza e-book “Open Science, Open Data, Open Source” (OSODOS) na SIAA

Trata-se de uma colecção navegável de materiais didáticos acerca do uso de recursos abertos em investigação científica.

As boas práticas adequadas à partilha livre envolvem alguma preparação tecnológica, mas implicam também uma mudança de atitude e de comportamento social.
O conteúdo essencial de OSODOS pode ser o ponto de partida para discussões entre cientistas que têm de fazer opções informadas em relação à recolha, armazenamento e partilha de dados e de software, bem como a sua publicação em acesso aberto. Os capítulos deste e-book terminam com listas de resultados de aprendizagem expectáveis, que permitem aferir se o nivel de aprofundamento na leitura foi suficiente para conferir aptidões específicas. Globalmente, o e-book realça os benefícios que advêm da mudança de atitude.

Os autores consideram que esta colecção actualizável pode ser de utilidade a vários tipos de intervenientes: estudantes a nível pré e pós graduado, técnicos de laboratório, cientistas ligados aos dados e à informática, editores, membros de organismos governamentais, agencias finaciadoras de ciência, comunicadores de ciência,  etc. No ensino, professores e alunos da área das ciências da saúde e da vida econtrarão apreciável valor nesta colecção, podendo servir-se dela para preparar e conduzir discussões com fins didáticos.

Estrutura de capítulos:

Ciência Aberta:
Como
– navegar na literatura científica;
– actuar dinâmicamente com resultados de investigação;
– praticar investigação científica reprodutível;
– publicar ciência com impacto.

Dados Abertos:
Como
– adquirir dados referenciáveis e citáveis com fiabilidade;
– gerir dados e planear essa gestão;
– partilhar dados de investigação por forma a serem acessíveis, encontráveis, reutilizáveis e interoperáveis

Software em Fonte Aberta:
Como
– analizar dados reprodutivelmente com workflows
– estruturar e referir explicitamente dados e conceitos
– melhorar o desenvolvimento de código (software)

 

Mais informações em:

http://osodos.org