Semana Internacional de Acesso Aberto na UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto, através de uma atividade organizada pela Biblioteca. A divulgação do uBibliorum é o tema central da iniciativa, que decorre entre os dias 23 e 27 de outubro.

Os elementos da Biblioteca vão a cada uma das faculdades sensibilizar e orientar os docentes e investigadores para a utilização da plataforma que se constitui como o repositório institucional da UBI, um instrumento essencial na prossecução da sua missão como instituição de Ensino Superior. Reúne, divulga e preserva, num único sítio, o conjunto de toda a produção científica realizada na Universidade.

Coincidindo com a Semana do Acesso Aberto, esta semana pretende igualmente divulgar e esclarecer os interessados do Despacho Nº2017/R/84 sobre a obrigatoriedade do autodepósito, no Repositório Institucional da UBI, de toda a produção científica que conste dos Relatórios de Atividades de Departamento e Unidade de Investigação a que pertençam docentes e investigadores, inclusive daqueles documentos publicados sob outras afiliações, mas em que conste também a da UBI.

ATIVIDADES

§  Divulgação dos procedimentos para registo e autodepósito no uBibliorum;

§  Divulgação e informação do Despacho N. º2017/R/84 da obrigatoriedade do autodepósito.

§  Orientação aos docentes e investigadores no processo de autodepósito;

§  Divulgação do uBibliorum e o autodepósito através de ações de sensibilização;

§  Projeção em ecrã plasma na Biblioteca Central sobre questões relacionadas com Acesso Aberto: vantagens, procedimentos, atividades, etc.;

§  Clarificação de questões sobre o uBibliorum e Ciência Aberta;

§  Divulgação através de cartazes e outro tipo de material em todos os pólos da Biblioteca, portarias, Bares, AAUBI, etc.

§  Divulgação da Semana do Acesso Aberto nas redes sociais (facebook), página da web da Biblioteca, weblist da UBI;

§  Divulgação através da identificação (autocolante) de todos os técnicos do Serviço de Atendimento sobre a semana do Acesso Aberto;

§  Formação interna a todos os técnicos sobre o uBibliorum e a Ciência Aberta;