Universidade de Lisboa comemora a semana do Acesso Aberto

A Universidade de Lisboa (ULisboa) associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), a decorrer entre os dias 20 e 26 de outubro. O Open Access, Acesso Aberto […]

A Universidade de Lisboa (ULisboa) associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week), a decorrer entre os dias 20 e 26 de outubro.

O Open Access, Acesso Aberto (ou Acesso Livre), corresponde à disponibilização online de cópias gratuitas, artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, bem como relatórios técnicos, teses e documentos de trabalho. A Open Access Week na ULisboa, tem por objetivo divulgar a oferta de recursos de informação e documentação científica disponíveis para a sua comunidade (alunos, docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo), bem como sensibilizar para a importância da integração de informação e documentação produzida no âmbito de atividades académicas e de investigação.

Vários são os recursos de informação e documentação científica da ULisboa que se encontram disponíveis em regime livre, com acesso gratuito, e funcionalidades de pesquisa, consulta, descarregamento, impressão, cópia e distribuição, de texto integral ou parcial de artigos e outras fontes de informação científica, no repositório da ULisboa.

A Open Access Week na ULisboa promove o direito de partilha, de acesso, de seleção e da (re)utilização de informação e documentos enquanto bases para a promoção de novo conhecimento.

Recursos de informação e documentação científica da ULisboa em regime de Open Access:

Repositórios da ULisboa

O que são?
Constituem as coleções de documentos que formam a produção intelectual, académica e científica desta comunidade universitária. Têm como objetivo reunir, organizar, divulgar e preservar a produção científica da ULisboa.

O que contêm?
Diversos tipos de documentos, em formato digital, resultantes das atividades de investigação desenvolvidas na ULisboa, nomeadamente: teses de doutoramento, dissertações de mestrado, artigos de revistas científicas nacionais e internacionais, comunicações a congressos e a conferências.

A quem se destinam?
As suas coleções são de acesso universal e gratuito para a comunidade universitária e cidadão. O depósito de documentos é restrito aos membros da ULisboa (alunos do 2.º e 3.º ciclos, docentes, investigadores e pessoal técnico e administrativo no âmbito das atividades de ensino, investigação e de suporte)

Como aceder?
Os Repositórios ULisboa são repositórios institucionais, utilizam a plataforma Dspace, e podem ser visitados em:

  1. http://repositorio.ul.pt/
  2. https://www.repository.utl.pt/
  3. Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal.

 

 

Tags: