Arquivos de dados em ciências sociais

O Arquivo Português de Informação Social (APIS) é uma infraestrutura de investigação em ciências sociais com sede no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os arquivos de dados […]

O Arquivo Português de Informação Social (APIS) é uma infraestrutura de investigação em ciências sociais com sede no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os arquivos de dados em ciências sociais são um recurso dos sistemas científicos e tecnológicos que asseguram a continuidade do acesso aos dados produzidos pelos projetos de investigação através de um conjunto de atividades de curadoria, preservação e disseminação. Ao mesmo tempo, estes arquivos aumentam a visibilidade dos dados e facilitam a sua utilização por terceiros para efeitos de análise secundária, consulta pública e uso pedagógico.

A coleção do APIS é composta por bases de dados quantitativos com origem em inquéritos nacionais relativos a um conjunto diversificado de temas – política, saúde, grupos e estratificação social, sociedade e cultura – disponíveis num catálogo online em acesso aberto e sem custos para o utilizador. No catálogo, também é possível encontrar documentação relevante sobre os inquéritos, como questionários, publicações associadas e relatórios metodológicos. Os utilizadores dispõem ainda de ferramentas de análise adequadas à investigação em ciências sociais como o NESSTAR, baseado no Data Documentation Initiative (DDI), um standard internacional para a descrição de dados em ciências sociais. O download dos dados pode ser feito diretamente no site ou no Repositório de Dados Científicos do RCAAP.

O Consortium of European Social Science Data Archive (CESSDA) é a entidade que agrega as atividades dos arquivos europeus. A participação nesta rede internacional permite uma ação concertada na gestão de dados de investigação, através da partilha de boas práticas, normas e conhecimentos técnicos, mas também na diminuição das barreiras entre países no acesso a recursos de investigação de qualidade. O consórcio, reconhecido como um marco do European Strategy Forum on Research Infrastrucutres Roadmap (ESFRI), assumirá o estatuto de European Research Infrastructure Consortium (ERIC) este ano.

A centralidade das infraestruturas de investigação na modernização dos sistemas científicos nacionais constitui uma matéria consensual ao nível europeu. O APIS acompanha a política científica europeia já que o arquivo integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico 2014-2020, juntamente com a Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses.

O APIS participa ainda no projeto CESSDA SaW – Strengthening and Widening the European infrastrucutre for social science data archives que tem por objetivo a consolidação e o alargamento do consórcio a novos arquivos europeus de dados em ciências sociais no Espaço Europeu da Investigação. O projeto decorre até 2017 e é financiado pelo Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.