Open Access Week 2013

A Open Access Week é um evento global com actividades à escala local que visa promover o Acesso Livre ao Conhecimento. Apresenta-se com o enfoque particular na partilha de saberes e experiências entre os profissionais envolvidos na dinamização de actividades no âmbito do Open Access (gestores de repositórios, bibliotecários, editores, etc.).

Esta iniciativa teve início em 2007 com um “dia do acesso livre” e desde 2009 que tem vindo a crescer tendo sido prolongada e transformada em “semana do acesso livre”.

Novamente promovida pelo SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition), a Open Access Week 2013 decorre de 21 a 27 de Outubro, sob o lema “Redefining Impact”, e propõe a adesão a todas as entidades internacionais envolvidas na dinamização de projectos Open Access. Toda a informação relativa ao evento está disponível no site www.openaccessweek.org, onde estão disponíveis materiais de divulgação da iniciativa e onde é possível interagir com as pessoas aderentes à semana, uma vez que o site funciona como rede social.

A adesão do projecto RCAAP ao evento Open Access Week 2013 ocorre, uma vez mais, no âmbito das actividades de comunicação deste repositório. Pretendem-se reunir sinergias para fazer desta semana, um evento significativo a nível nacional, com impacto no meio científico e académico e, deste modo, reforçar o plano de comunicação desenvolvido para divulgação dos repositórios e consequente promoção do acesso livre em Portugal.

Esta participação enquadra-se perfeitamente no tema global escolhido para este ano, uma vez que surge no âmbito de algumas redefinições a nível do depósito legal de teses e dissertações em Portugal, o qual passará a ser efetuado em regime de acesso aberto.

E este é um dos dois acontecimentos de assinalável importância no panorama nacional de acesso aberto. Por um lado, a rede RCAAP passou a ser o instrumento consagrado na lei para dar cumprimento ao depósito legal das teses de doutoramento, dissertações de mestrado e outros trabalhos científicos. Por outro lado,  a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – apresentou propostas para adoção de políticas de acesso assinalando assim um elevado compromisso em promover a disponibilização em acesso aberto de resultados de investigação por si financiados. Tal como no caso das teses e dissertações, é proposto que a rede RCAAP seja o instrumento de suporte ao depósito em repositório institucional desta política, sem prejuízo do seu possível depósito em outros repositórios.

O RCAAP pretende assim aliar-se novamente a esta iniciativa e participar ativamente no cumprimento do principal objectivo: a dinamização de actividades para dar a conhecer a investigadores, docentes e decisores institucionais (comunidade científica e de ensino superior em geral) os repositórios, as publicações e todos os benefícios do acesso livre.

Visite http://www.acessoaberto.pt/semana/ para seguir as atividades da Semana do Acesso Livre em Portugal.