Universidade de Coimbra associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto

À semelhança do que foi feito em anos anteriores, a Universidade de Coimbra associa-se às instituições que, a nível mundial, promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) […]

À semelhança do que foi feito em anos anteriores, a Universidade de Coimbra associa-se às instituições que, a nível mundial, promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 22 e 28 de Outubro de 2012.
Este ano as iniciativas a organizar pelo SIBUC – Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra – incidirão em notícias a difundir, por vários meios, no seio da comunidade académica, procurando estimular o interesse e sensibilizar para a importância do depósito, em acesso livre, de toda a literatura científica produzida no âmbito da atuação dos docentes e investigadores. Será dada especial atenção ao repositório institucional da UC, “Estudo Geral”.

  • Publicar-se-á uma página (http://www.uc.pt/sibuc/openaccess) dedicada ao evento e, durante toda a semana, os acessos aos recursos partilhados na UC estarão identificados com um design gráfico identitário do “Acesso Aberto”: banner do OA no Estudo Geral, WEBOPAC e Facebook; fundo de ambiente de trabalho OA nos computadores disponíveis aos utilizadores.
  • Será editada e distribuída pelos emails institucionais uma Newsletter “Open Access Week 2012”, com conteúdos especialmente dedicados a promover o acesso aberto em Portugal e no mundo, com o objetivo de sensibilizar a comunidade académica para aderir a esta iniciativa.
  • Será divulgada na página de entrada da UC (http://www.uc.pt/) no “Tome Nota” a notícia da iniciativa que decorre na semana de 22 a 28 de Outubro de 2012.