NEWSLETTER: Semana Internacional de Acesso Aberto

Esta Newsletter representa mais uma das iniciativas que a equipa da Rede RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) promove no decorrer da Semana Internacional de Acesso Aberto ao […]

Esta Newsletter representa mais uma das iniciativas que a equipa da Rede RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) promove no decorrer da Semana Internacional de Acesso Aberto ao conhecimento científico.

Este ano, a nona edição deste evento internacional decorre de 19 a 25 de outubro e é assinalada através da realização de diversas atividades a nível mundial, as quais têm como objetivo promover e divulgar o movimento Open Access.

O acesso à informação e ao conhecimento é essencial para o progresso do ensino e da investigação mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Neste sentido, o movimento internacional de acesso aberto ao conhecimento procura tornar acessíveis os resultados da investigação de forma gratuita e online, através de repositórios institucionais, revistas de acesso aberto e sítios web.

Em Portugal, o portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico em acesso aberto (ou acesso livre), nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses.

Nesta Newsletter poderá encontrar informação útil e atualizada sobre as mais recentes alterações legislativas e políticas nacionais e internacionais relativamente à publicação em acesso aberto, bem como outras novidades sobre a temática.

Convictos de que a informação que aqui lhe disponibilizamos sobre o Acesso Aberto ao conhecimento científico constitui mais uma alavanca de mudança num futuro muito breve em Portugal, desejamos-lhe uma boa leitura.