Acesso Aberto – O que sempre quis saber

Acesso aberto, acesso livre ou open access são sinónimos. Significam a disponibilização livre e permanente, na internet, de cópias gratuitas de artigos de revistas científicas revistos por pares (peer-reviewed), comunicações em conferências, relatórios técnicos, dissertações, teses, artigos não revistos (preprints), livros, capítulos de livros e documentos de trabalho.

Este movimento mundial partiu do reconhecimento pelas comunidades científicas de que o sistema de assinatura de revistas científicas que ainda hoje predomina limita o acesso e a divulgação dos resultados de investigação. Sobretudo nos países mais desfavorecidos, este sistema cria um verdadeiro obstáculo ao conhecimento e, consequentemente, ao desenvolvimento económico e social.

O acesso aberto não se aplica a livros sobre os quais os autores pretendem obter receitas ou a textos-não académicos como notícias, artigos de opinião ou obras de ficção.

A publicação em acesso aberto permite que as instituições de ensino superior e investigação reassumam o controlo do sistema de comunicação de ciência, possibilita maximizar o impacto da investigação e o acesso aos seus resultados, aumentando a visibilidade da instituição e do investigador no contexto da comunidade científica e sociedade em geral.

Os investigadores podem publicar em acesso aberto recorrendo a duas vias – a via dourada (publicação em revistas científicas de acesso aberto com revisão por pares) e a via verde (para além da publicação em revistas científicas tradicionais, podem publicar em simultâneo em repositórios institucionais ou temáticos).

As revistas em acesso aberto têm normas de controlo de qualidade (revisão por pares) tão sérias e exigentes como as revistas tradicionais. Facultando o acesso livre, on-line e gratuito à produção científica, o conhecimento não fica acessível só às instituições e investigadores que podem suportar os custos de aquisição mas à sociedade em geral.

Saber + de forma descontraída:

Go Open Access – I. What is Open Access?

Go Open Access – II. What Rights do Scholars and Scientists have?

Go Open Access – III. Who’s got Access to Scholarly Information?

Go Open Access – IV. Academics for Sale?

Go Open Access – V. The Green Road to Open Access