25 a 31 de outubro | Biblioteca destaca recursos disponíveis em acesso aberto
Em 2021, a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) decorre de 25 a 31 de outubro, enquadrando-se numa iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC(Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition).
Toda a informação sobre os eventos e atividades que irão decorrer, a nível internacional, são divulgados aqui.
Este ano, a Biblioteca da FCUP assinala a Semana Internacional do Acesso Aberto:
– sensibilizando a comunidade académica para a importância da disponibilização de resultados científicos e académicos no Repositório Aberto da Universidade do Porto, acessível aqui;
– divulgando o serviço de apoio aos utilizadores na publicação de artigos científicos em Acesso Aberto, por parte da Unidade de Documentação e Informação da UPdigital, com destaque para os protocolos com editores para obter condições mais favoráveis à publicação em acesso aberto, e recursos de informação científica em Acesso Aberto (diretórios, portais, editores e outros recursos científicos), acessível aqui.
Sobre o Repositório Aberto da U.Porto
A publicação em acesso aberto permite aos autores divulgar os seus trabalhos, preservá-los digitalmente, manter os direitos de autor (apenas concedem a licença não-exclusiva para arquivar e dar acesso ao seu trabalho) e, por consequência, aumentar o impacto da sua produção intelectual. O autor pode disponibilizar as suas publicações através do módulo Publicações do SIGARRA. O Repositório preserva, publica e disponibiliza na Internet a produção intelectual e científica e está estruturado em Comunidades e Coleções. A Comunidade FCUP – Faculdade de Ciências apresenta diversas coleções que correspondem a diferentes tipologias documentais: artigos, dissertações e teses, atas de conferências, livros, capítulos de livros, relatórios, posters, patentes, entre outras.
Atualmente, a comunidade FCUP tem publicados cerca de 5122 trabalhos, distribuídos por diversas coleções disponíveis no Repositório Aberto da Universidade do Porto, acessível aqui.