Universidade do Minho associa-se à Open Access Week fazendo o balanço da implementação da sua política de auto-arquivo

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Livre (Open Access Week) entre os dias 24 e 30 de Outubro. […]

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Livre (Open Access Week) entre os dias 24 e 30 de Outubro. No conjunto de iniciativas previstas na UMinho, destaque para a realização de uma sessão de balanço dos primeiros nove meses de implementação da política de acesso aberto à produção científica da Universidade do Minho, em vigor desde Janeiro de 2011 e para a realização de uma sessão de esclarecimento sobre o projeto OpenAIRE.

A sessão sobre a política de auto-arquivo da Universidade do Minho, que se realiza no dia 25 de Outubro (terça-feira) pelas 10H00 no anfiteatro B1 do CPII no Campus de Gualtar, será presidida pelo Reitor da UMinho, Prof. Doutor António M. Cunha, terá como principais participantes e destinatários os presidentes das unidades orgânicas de ensino e investigação, mas será aberta a todos os docentes e investigadores. A sessão visa apresentar e analisar os resultados dos primeiros nove meses da implementação da política da UMinho, esclarecer eventuais dúvidas e definir estratégias para o seu prosseguimento até ao final do ano.

A sessão de esclarecimento sobre o projeto OpenAIRE realizar-se-á no dia 24 de Outubro (segunda-feira), das 11H às 12H, através de um Webcast (as inscrições podem ser feitas em http://tinyurl.com/openaire24Outubro2011 e o Webcast seguido em https://webconference.fccn.pt/colibri/public/FowardForParticipate.jsp?confid=6592). Esta sessão é particularmente dirigida aos investigadores envolvidos em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Investigação ou pelo 7º Programa-Quadro (FP7) e que têm que cumprir as condições Open Access previstas nestes programas. O OpenAIRE é um projeto europeu com o objectivo de apoiar a adopção e implementação das políticas de Open Access estabelecidas nas orientações do Conselho Científico do ERC e no projeto piloto da Comissão Europeia. A Universidade do Minho é um dos parceiros principais deste projeto.

Para além destas ações, a Open Access Week será assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a dinamização de redes sociais, afixação de cartazes e a utilização de t-shirts alusivas à semana pelo staff das bibliotecas da UMinho, bem com a sua participação em sessões de formação interna.

Para mais informações sobre o evento contactar: openaccess@sdum.uminho.pt ou tel. 253604155.

Tags: