Universidade do Minho associa-se à Open Access Week

A Universidade do Minho associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 22 e 28 de Outubro. No […]

A Universidade do Minho associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 22 e 28 de Outubro. No conjunto de iniciativas previstas na Universidade do Minho (UMinho), destaque para a realização de um workshop nacional MedOAnet na abertura da semana, dia 22 de Outubro.

workshop nacional MedOAnet será presidido pelo Reitor da UMinho, Prof. Doutor António Cunha, contará com as intervenções internacionais do Prof. Bernard Rentier (Reitor da Universidade de Liège e Presidente da Enabling Open Scholarship), da Dr.ª Alma Swan (Diretora de Comunicação na SPARC Europe) e ainda com a presença de especialistas nacionais. No evento participarão decisores políticos e outras partes interessadas no Acesso Aberto com capacidade de promover a mudança e consciencializar para questões chave que requerem ação em Portugal.

O projeto MedOAnet pretende responder à necessidade de coordenar estratégias e políticas de Acesso Aberto à informação científica na Europa. Através da criação de grupos de trabalho nacionais, o projeto visa melhorar e coordenar as políticas, estratégias e estruturas de Acesso Aberto já existentes, e contribuir para o desenvolvimento e implementação de novas, nos seis países do Mediterrâneo: Grécia, Portugal, Turquia, Itália, França e Espanha.

No âmbito das atividades, de salientar ainda a sessão de esclarecimento sobre o Projeto OpenAIRE, a realizar-se no dia 24 de Outubro (quarta-feira), das 11H às 12H, através de um Webinar (as inscrições podem ser feitas em: http://tinyurl.com/webinarOpenAIRE e o Webinar seguido em:https://webconference.fccn.pt/colibri/public/FowardForParticipate.jsp?confid=6462).

Esta sessão é particularmente dirigida aos investigadores envolvidos em projetos financiados pelo Conselho Europeu de Investigação ou pelo 7º Programa-Quadro (FP7) e que têm que cumprir as condições Open Access previstas nestes programas.

O OpenAIRE é um projeto europeu com o objetivo de apoiar a adoção e implementação das políticas de Open Access estabelecidas nas orientações do Conselho Científico do ERC e no projeto-piloto da Comissão Europeia. A Universidade do Minho é um dos parceiros principais deste projeto.

Para além destas ações, a Open Access Week 2012 será assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, como a disseminação de resultados do RepositóriUM, a dinamização de redes sociais, afixação decartazes e a utilização de t-shirts alusivas à semana pelo staff das bibliotecas da UMinho.

Para mais informações sobre o evento contactar: openaccess@sdum.uminho.pt ou tel. 253604155.

 

 

Tags: