O que é a Ciência Aberta?

A Ciência Aberta é nova forma de produzir e partilhar o conhecimento científico entre a comunidade científica e a sociedade em geral, possibilitando ampliar o reconhecimento e o impacto social e económico da ciência.

Mais do que a disponibilização em acesso aberto de dados de investigação e publicações científicas, a Ciência Aberta pressupõe a abertura do processo científico enquanto um todo.

A Ciência Aberta tem como princípios: i) o acesso aberto a dados de investigação e a publicações científicas, sobretudo quando resultam de projetos com financiamento público; ii) a abertura dos métodos e ferramentas de investigação; iii) processos de investigação colaborativos; iv) a ciência cidadã; v) a inovação aberta.

Permite acelerar a criação de novos temas de investigação, aumentar a sua qualidade, eficiência e rigor académico, contribui para um maior reconhecimento científico dos investigadores e das instituições e para a valorização da propriedade intelectual.  Facilita o conhecimento e aproximação de linhas de investigação com interesses e problemas idênticos. Amplia a importância de investigação focada em problemas de caráter regional, sendo uma oportunidade para a investigação feita localmente ser disponibilizada à escala global.

A Ciência Aberta promove o envolvimento da sociedade na investigação, aumenta o conhecimento do processo do trabalho científico a cultura e a literacia científicas. É, também, geradora de múltiplas oportunidades de inovação, permitindo impulsionar o desenvolvimento de novos produtos, serviços, negócios e empresas.

A implementação da Ciência Aberta implica uma mudança do paradigma de publicação e comunicação da ciência, dos modelos de avaliação e de financiamento. Implica, sobretudo, uma mudança cultural de todos os agentes envolvidos no ecossistema científico.

A Ciência Aberta democratiza o acesso ao conhecimento científico e potencia o desenvolvimento.

 

Saiba mais em:

Página da Ciência Aberta  

FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research

Open Access – Why Open Science?