Escola Superior de Saúde de Santa Maria associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto, que decorre de 19 a 25 de outubro de 2020. Este ano subordinada ao tema: […]

A Escola Superior de Saúde de Santa Maria associa-se à Semana Internacional do Acesso Aberto, que decorre de 19 a 25 de outubro de 2020. Este ano subordinada ao tema: “Aberto com um propósito: Ações para construir equidade e inclusão estrutural” – “Open with Purpose: Taking Action to Build Structural Equity and Inclusion.”

A abertura pode ser uma ferramenta poderosa para construir sistemas mais equitativos de compartilhamento de conhecimento. A reconstrução da pesquisa e da investigação, de modo a serem abertas por padrão, apresenta uma oportunidade única de construir uma base que seja fundamentalmente mais justa. Ainda hoje, o racismo estrutural, a discriminação e a exclusão estão presentes e persistentes em lugares onde a abertura é um valor fundamental. Como uma comunidade global, é importante entender que os sistemas e espaços do presente muitas vezes são construídos sobre legados de injustiças históricas e que lidar com essas desigualdades é uma necessidade.

Precisamos examinar para quem esses espaços e sistemas são projetados, quem não está incluído, quem é excluído pelos modelos de negócios que usamos e quem é beneficiado pela priorização dos seus interesses. À medida que trabalhamos juntos para reconstruir essas estruturas, precisamos nos comprometer a passar das conversas para compromissos concretos e nos responsabilizarmos mutuamente pelo progresso real.

A Semana Internacional de Acesso Aberto é um momento para a comunidade mais ampla se coordenar na tomada de medidas para tornar a abertura o padrão para a pesquisa e para garantir que a equidade esteja no centro deste trabalho. A Semana de Acesso Aberto deste ano será realizada de 19 a 25 de outubro; no entanto, os organizadores são encorajados a promover debates e agir em torno do tema deste ano sempre que for mais adequado e adaptar o tema e as atividades ao seu contexto local. Isso é especialmente verdadeiro para este ano, com os níveis variáveis ​​de interrupção devido ao COVID-19.

Diversidade, equidade e inclusão devem ser priorizadas de forma consistente durante todo o ano e integradas à estrutura da comunidade aberta, desde como nossa infraestrutura é construída até como organizamos as discussões da comunidade até as estruturas de governança que usamos. A Semana Internacional de Acesso Aberto é uma oportunidade importante para catalisar novas conversas, criar conexões entre as comunidades que podem facilitar este co-design e avançar o progresso para construir bases mais equitativas para a abertura de conhecimento – discussões e ações que precisam ser continuadas, ano após ano.

O SDIB – Serviço de Documentação, Informação e Biblioteca divulga e promove o Acesso Aberto através da difusão de conteúdos alusivos ao tema e sensibilizando a comunidade académica para os benefícios do acesso livre à publicação científica.

#oaweek #acessoaberto2020