Semana Internacional do Acesso Aberto na UC

Ciência Aberta na UC: Equidade e Inclusão Foi tornada pública, há poucos dias, a primeira versão da ‘UNESCO Recommendation on Open Science‘, um documento em cuja redação a UC participou […]

Ciência Aberta na UC: Equidade e Inclusão

Foi tornada pública, há poucos dias, a primeira versão da ‘UNESCO Recommendation on Open Science‘, um documento em cuja redação a UC participou de forma direta, através do representante que tem no ‘Open Science Advisory Committee‘. Ao longo dos próximos meses, segue-se um período de consulta pública, para que decisores políticos, instituições do Ensino Superior, a indústria e a sociedade em geral se apropriem dessas recomendações, tornando-as suas e contribuindo para as melhorar, numa expressão prática do espírito da Ciência Aberta. Consciente da responsabilidade académica e social que possui nesse processo, decorrente da própria centralidade programática que atribui à Ciência Aberta, a UC propõe, para a Semana Internacional do Acesso Aberto, uma reflexão sobre a recomendação da UNESCO, aliada a uma demonstração prática do que implica ‘Taking Action’ para levar essa recomendação à prática. Este objetivo é ainda mais relevante, uma vez que a Ciência Aberta contribui para os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Assim, o programa Ciência Aberta UC: Equidade e Inclusão é composto por duas iniciativas online, via Zoom, que decorrerão na próxima semana, e organizadas pela equipa do UC Open Science e do Instituto de Investigação Interdisciplinar, com apoio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.


21 de outubro | 16h-17h
UNESCO Recommendation on Open Science – em defesa de um ‘bem comum’
Cláudia Cavadas, Vice-Reitora, Investigação
Delfim Leão, Vice-Reitor, Cultura e Ciência Aberta
 
23 de outubro | 15h-16h 
AlmaMater: património cultural da UC e Ciência Aberta
Ana Luísa Silva, Biblioteca Geral Universidade de Coimbra
Estas atividades estão abertas a toda a comunidade UC e a  inscrição poderá ser realizada através deste link https://surveys.uc.pt/index.php/458449.

Para saber mais sobre esta iniciativa consulte UC Open Science e Instituto de Investigação Interdisciplinar.