UAb participa na Semana Internacional do Acesso Aberto

A Universidade Aberta associa-se, uma vez mais, às instituições que a nível mundial promovem a Open Access Week  que decorre este ano entre os dias 19 e 25 de outubro. A Semana Internacional […]

A Universidade Aberta associa-se, uma vez mais, às instituições que a nível mundial promovem a Open Access Week  que decorre este ano entre os dias 19 e 25 de outubro.

A Semana Internacional do Acesso Aberto é uma iniciativa promovida pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) com o objetivo de disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento.

A UAb preparou o seguinte programa:

Dia 19, 14h30-16h30 | Acesso Aberto: teoria e práticas na UAb

Dia 23, 14h30-16h30 | Recursos Educacionais Abertos – Práticas de Criação e Utilização na UAb.  No início da sessão, a reitora Carla Padrel de Oliveira fará uma breve alocução.

Ao longo de todo o dia decorre um programa com diversas sessões online, com o objetivo de partilhar a dinâmica desenvolvida pelos Serviços de Documentação da UAb na criação e disponibilização de recursos educacionais abertos.

A iniciativa insere-se no âmbito do programa de mobilidade BAD – A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca em que a Direção de Serviços de Documentação acolhe Bibliotecários de várias instituições de ensino superior, tendo em vista a partilha de conhecimento no domínio do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.

Durante a semana serão ainda divulgados indicadores relativos à produção científica da UAb no Repositório Aberto.